Os dados que possuímos em nossos computadores são mais importantes do que as próprias máquinas, não é verdade?! Então por que não fazemos backups dos arquivos que possuímos neles? Atualmente existem muitas formas de armazenamento de dados, o que torna este trabalho mais fácil de ser realizado.
Backups podem ser feitos em nuvem, HDs externos ou em outros servidores via link dedicado. O importante a ter em mente é que sendo automáticos, estão sempre sujeitos à falhas. “Ah, mas minha rotina de backup me avisa se falhar”. É, avisa quando não ocorre a transferência, mas não consegue testar a integridade dos dados, ou seja: eles estarão legíveis quando você precisar deles?
A única forma de garantir que seus preciosos dados estarão a salvo quando ocorrer alguma catástrofe é tendo um backup adequado, monitorado e verificado periodicamente. Além disso, o backup deve obrigatoriamente ficar fora da sua estrutura.
Fazer backup é indispensável para a segurança dos dados principalmente para quem trabalha diariamente com computador. Não tem coisa pior do que perder um trabalho que demorou meses para ficar pronto não é mesmo?