Cientistas criam tecido capaz de carregar bateria de smartphones

Com tantas fontes de energia renovável surgindo por aí, não seria de se espantar se você começasse a recarregar seu telefone celular através de fotocélulas ou energia eólica, não é verdade?

Mas, agora, mais do que isso, uma equipe de cientistas descobriu o jeito ideal de obter, armazenar e fornecer energia para smartphones, diretamente da sua roupa. Um grupo de estudiosos de nanotecnologia criou uma malha de fios cobre flexível o suficiente para ser costurada em tecido, como lã ou tricô.

O aparato consegue captar e armazenar energia solar simultaneamente, sendo uma prova concreta de que é possível usar camisas hi-tech o suficiente para gerar carga para seu smartphone. Em outras palavras, a menos que esteja de noite, você vai poder sair por aí com uma roupa que mantém seu celular sempre com o máximo de bateria possível. Só por curiosidade: o filamento é feito de uma fotocélula e um supercapacitor para armazenar energia. Ambos com- partilham de um mesmo eletrodo e é possível agrupar vários destes dispositivos e costurá-los em um pedaço de tecido. Parece coisa de filme do De Volta para o Futuro II, mas não é… Por enquanto, o dispositivo ainda é um protótipo costurado em um pedaço de tecido feito de lã, mas em breve será realidade e rotina…

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.