Facebook com novas ferramentas

8

Já funciona, nos Estados Unidos, França e Alemanha, um recurso do Facebook que permite que os usuários da rede social denunciem a publicação de notícias falsas. Os brasileiros que utilizam o site em inglês também podem ver a ferramenta, mas, por ora, indicações feitas no País não serão checadas, uma vez que a ferramenta utiliza geolocalização e não está liberada para o Brasil.

A possibilidade de sinalizar posts como notícia falsa só está disponível para publicações com links externos. Ou seja, não funciona no caso de vídeos e fotos publicados diretamente no site da rede social.

Até então, quem clicasse em “denunciar publicação”, só poderia optar entre “é spam”, “acredito que não deveria estar no Facebook” e “é irritante ou desinteressante”. O novo item é “it’s a fake News” (isso é uma notícia falsa).

Ao selecionar a nova opção, surge uma janela em que é possível marcar o post como falso. Nos países onde o recurso já está funcionando, a denúncia é enviada para uma empresa que fará a checagem.

Entre os objetivos das novas diretrizes estão aumentar a exigência de qualidade para os links “relacionados” e dificultar a receita com anúncios dos sites de notícias falsas. E além é claro evitar que nós, “simples mortais” possamos repicar noticias falsas… Um avanço!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.