Marketing nas redes sociais e a divulgação em mídias sociais

Publicado em 15 agosto, 2017

Atualizado em 1 dezembro, 2023 | Leitura: 2 min

A tendência de aproximação do consumidor e criação de laços de relacionamento no marketing digital moderno encontrou nas redes sociais o canal ideal para criação desses pontos de contato e por isso é cada vez maior o número de empresas que buscam nas mídias sociais para divulgação de seus produtos e serviços, são os já conhecidos: “Patrocinados”. Nos últimos tempos o marketing nas redes sociais tem sido um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. Esse é um caminho sem volta em termos de tendência de marketing online e as empresas estão se adaptando cada vez mais a esse novo cenário.

Essa tendência traz desafios já que o marketing em redes sociais difere totalmente das outras formas de marketing tradicionais e online que as empresas estavam acostumadas a utilizar. A divulgação em mídias sociais obedece a uma mecânica própria, mais sutil e estruturada do que a verificada em links patrocinados e SEO, por exemplo.

É importante que as empresas se conscientizem dessa diferença e se adaptem a essa nova realidade, comenta Sérgio Baroukh, diretor comercial da Insight, antes que seja tarde. Além da importância estratégica é uma valiosa ferramenta de promoção de marca, de divulgação de produto ou serviço e no mínimo de aproximação com a mente do consumidor ou cliente.

Comumente este canal também é usado para diversas outras ações, como a criação de uma rede de relacionamento e atendimento ao cliente, por exemplo, mas no caso do social media marketing, nas campanhas em redes sociais, os profissionais de marketing digital fazem mais uso das seguintes ferramentas, pela ordem: Facebook, Instagram, Twitter e Google+, dependendo do caso e segmento de atuação da empresa, para só depois introduzir, de forma muito sutil, a mensagem publicitária.