Você é o dono do nome da sua empresa na internet?

Sem Título-2

Todos os domínios que terminam com “.br” estão registrados em uma entidade chamada registro.br. É aquele nome da sua empresa, que fica depois do “@” no seu e-mail, seunome@suaempresa.com.br , por exemplo. Este nome também identifica o seu site, é o www.suaempresa.com.br.

É bastante comum encontrarmos domínios registrados no registro.br sob a propriedade de outra pessoa que não tem ligação nenhuma com o seu negócio. Pode ser algum técnico de TI que efetuou o registro, ou amigo que entende de informática. É importante saber que um domínio é como um bem qualquer, um automóvel ou um imóvel. Quem for o proprietário no registro.br é o proprietário do nome da sua empresa na internet.

É importante verificar como está o registro do seu dominio no endereço registro.br. Ele deve estar registrado para a sua empresa (ID_Entidade), com os devidos dados cadastrais. Muitas vezes o profissional que registra coloca no próprio nome e se um dia ele sumir, você perderá a propriedade do seu próprio domínio.

Mesmo que o pessoal da área de Marketing, Webdesign ou TI solicite, poderá ser delegado a eles somente o ID_Técnico para que possam fazer as alterações técnicas necessárias.

Da mesma forma, o contato de cobrança deve estar delegado para a pessoa responsável por pagar a anuidade, evitando assim que o domínio congele por falta de pagamento e tudo pare de funcionar (site, e-mails, etc.). O ID_Admin serve para administrar os outros dois (ID_Técnico e ID_Cobrança), sem que seja necessário importunar o proprietário legal da empresa (ID_Entidade).

Uma pessoa mal intencionada, através de configurações fragilizadas, pode alterar os servidores de DNS e apontar para um falso, passando a receber seus e-mails incluíndo alertas de segurança ou mudança de senha de redes sociais e outros acessos que, inevitavelmente, apontamos para os nossos e-mails (aquele que recebemos quando clicamos no link “esqueci minha senha”) , que acabam se tornando o nosso ponto de convergência digital.

Lembre-se que as configurações de cadastro do registro.br são individuais por domínio, se você tiver vários, terá que adequar em todos. Se você tiver dúvidas, ou não tiver a menor ideia de como fazer isso, consulte uma empresa ou um profissional de TI de sua confiança.

Artigo assinado a quatro mãos por Sergio Baroukh – Diretor Comercial e Amilton Justino – Diretor Técnico da Insight

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.