Utilizar aplicativos rápidos e intuitivos, ter facilidade na hora do pagamento e possibilidade de acesso em qualquer lugar orientado pelo uso de smartphones, as compras on-line por meio do celular evoluem na velocidade da luz. No primeiro semestre de 2016, o avanço foi de 55% ante igual período de 2015. E o Brasil desponta como líder no número de compras feitas pelo smartphone. De janeiro a junho do ano passado, a alta foi de 81% ante o período do ano anteior.
Os números fazem parte de uma pesquisa divulgada pela Zanox, empresa global especializada em marketing com sede na Alemanha. O setor em que as vendas por smartphone registraram o maior crescimento, foi o de turismo, com impressionantes 856%. Em segundo lugar ficou o de telefonia e serviços, com 351%. No varejo de forma geral, a maior alta (127%) no volume de negócios ocorreu nos países do Leste Europeu.
A participação do smartphone nas compras on-line avançou de 11% para 17%. A pesquisa apontou ainda que 81% dos telefones nos quais foram feitas compras on-line no primeiro semestre de 2016 têm sistema operacional Android.